terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

En mi Buenos Aires querido - La Comida


¡Hola, Chicos!

Bom, depois de alguns dias de poucas atualizações, mas de muita novidade, decidi postar no blog. De agora em diante penso em abandonar o formato "diário" e passar a escrever sobre temas que me vão aparecendo nesse tempo que estarei em terras porteñas.

E para inaugurar esse novo formato, decide começar por algo para deixá-los com água na boca: a Comida porteña.

Bom, empiezo hablando de los costumbres de acá, os costumes com o comer. Começo com o curioso fato de os argentinos dificilmente misturarem tipos diferentes de comida. Em geral eles comem alguma carne e só um tipo de complemento. Pelo menos foi o que me pareceu até agora. Os acompanhamentos das carnes mais comuns são batatas fritas ou purê de batata; algumas vezes há arroz. Uma amiga brasileira, hospedada no mesmo Hostel que eu, teve que pagar mais caro para que misturassem arroz com batata, e ainda enfrentou o olhar de desaprovação dos argentinos das mesas ao lado, haha.

Outros dois hábitos que me chamara atenção foram o consumo excessivo de carnes e doces. Eu e Isabela, a brasileira, pedimos na segunda (feriado da bandeira aqui) uma Parrillada. Pagamos 86 pesos argentinos, algo como 35 reais, mas dividimos em dois. Almoçamos, e ainda tem carne na geladeira suficiente para que comamos mais uma vez, cada uno de nosotros. A variedade de carnes era incrível, e de vísceras também, haha. Havia de todos os tipos, fígado, tripas, e a famosa morcilla. O sabor das carnes era incrível também, mas havia muito mais carne do que o complemento, que no caso era batata frita. Era como se no Brasil ao invés de comermos arroz com carne comecemos carne com arroz.

E o que falar dos doces? Em todos os lados, todas as ruas, o que mais se vê são padarias e confeitarias com vitrines cheias de doces, tortas, guloseimas e os famosos alfajors. É mais fácil encontrar um café ou confeitaria do que um restaurante. Mas os doces mais do que mercessem esse posto de mais procurados. Os alfajors mesmo são incríveis. Como todo estrangeiro recém-chegado, fui logo comprando alfajor Havana. São bons, comprei uma caixa com 6 sabores distintos, 32 pesos, algo como 14 reais. Mas os que me pareceram mais incríveis até agora foram os Milka. Havia um alfajor com três camadas de recheio e que era composto por uma espécie de bolacha de chocolate ao invés dos comuns pães de mel. A foto no início do post é desse delicioso doce.

Ótimas também são as empanadas. Se parecem com os calzones brasileiros, mas a massa é muito mais massia. Até agora comi as de frango, carne, queijo e queijo com presunto. A de frango (pollo) é de longe a melhor.

Enfim, meu paladar ainda há de se aventurar muito mais pela cozinha porteña. Quanto tenha experiências novas, lhes contarei sobre. Até lá, sigo escrevendo posts temáticos. Em breve falarei da cidade de Buenos Aires, do Hostel onde estou, dos preços daqui, da Faculdade, enfim, mucho más.

¡Hasta Luego!

2 comentários:

  1. Delícia, assim você me mata. *-*

    Só não vai se empolgar demais pra não ganhar muito peso. Precisamos do Maicon esbelto quando ele voltar. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsiuahsuahsua... Pois é, tenho que tomar cuidado. Ainda mais que passarei a Páscoa aqui, haha =P

      Excluir